O Garoto, O Martelo e os Pregos

terça-feira, 18 de maio de 2010


 Existia um menino que tinha um temperamento muito ruim. O pai desse garoto, lhe deu um saco com pregos e lhe disse que, toda vez que ele perdesse a paciência deveria dar marteladas nesses pregos atás da cerca.

No primeiro dia, o garoto enfiou 37 pregos na cerca. Em algumas semanas , à medida que ele ia aprendendo a controlar seu temperamento, o número de pregos e marteladas por dia iam reduzindo gradativamente. Ele descobriu que era mais fácil controlar seu temperamento do que martelar todos aqueles pregos na cerca.

Finalmente , chegou o dia em que ele não perdeu o controle. E entusiasmado, foi correndo contar ao pai. Por sua vez parabenizando o filho, este sugeriu que ele retirasse um prego a cada dia que ele conseguisse controlar seu temperamento. Houve um dia em que o garoto havia retirado todos os pregos da cerca. Então seu pai segurou sua mão, levou-o até a cerca e disse:
” Você se saiu muito bem, mas olhe os buracos na cerca. A cerca jamais será a mesma. Quando você diz ou escreve palavras com raiva, estas deixam cicatrizes nas pessoas. O ataque verbal é tão ruim quanto um físico . Amigos são jóias muitíssimo raras. Eles fazem você sorrir e lhe dão apoio para que você tenha sucesso. Eles emprestam um ouvido, elogiam e têm o coração sempre aberto para você. Eles dão a mão, o ombro, apoio e muito carinho toda a vez que necessitamos. Quando for dizer alguma palavra pense duas vezes.”


Normalmente as decepções que sofremos com as pessoas estão relacionadas com a nossa incapacidade de interpretar corretamente o sentido das palavras. Julgamos na maioria das vezes, o conteúdo das informações com o coração e não com a razão.

0 comentários: